terça-feira, 9 de junho de 2015

As cores dos alimentos e suas funções em nosso corpo



BRINCANDO DE COLORIR 
PARA CUIDAR DO NOSSO CORPO! 


Sempre ouvimos dizer que uma boa refeição é aquela com maior diversidade de cores no prato, e isso realmente é verdade, mas o que consumimos de verdade em cada uma dessas cores? A cor de cada alimento representa os benefícios que eles proporcionam ao nosso corpo. Cada cor tem uma função diferente, claro que isso não é uma regra, mas vale destacar os principais alimentos e a funcionalidade de suas cores, divididos aqui em seis grupos os brancos, vermelhos, amarelos/laranjas, verdes, marrons e pretos/roxos. 
A refeição com maior variedade de cores é uma importante aliada na prevenção de doenças. O problema é que as pessoas não conseguem manter uma dieta balanceada, pois, em geral, não têm tempo para fazer uma alimentação realmente saudável. Na maior parte das vezes, o bege é a cor predominante, como no macarrão ou pão, os pratos pálidos, como são chamados, se consumidos constantemente aceleram o processo de envelhecimento e predispõe o organismo a várias doenças, como colesterol e diabetes. 



Confira os benefícios de cada cor e alguns exemplos de alimentos:  

Brancos - Exemplos: banana, batata, couve-flor, feijão branco, leite. Fontes de potássio e cálcio contribuem para a manutenção dos ossos, regulam os batimentos cardíacos e são fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.  






Vermelhos Exemplos: pimentão vermelho, tomate, morango, melancia, goiaba. Esses alimentos são indicados contra depressão, cansaço, ou falta de desejo sexual. O vermelho, proveniente do licopeno, aparece associado à vitamina C, formando uma dupla com o efeito antioxidante que, entre vários benefícios, previne o câncer e colabora para o tratamento do stresse. 


Amarelos ou laranjas Exemplos: mamão, cenoura, laranja, milho, abóbora. São ricos em betacaroteno, fundamental para a manutenção dos tecidos e cabelos. Ricos em vitamina C, participam da ação do colágeno e têm ação antioxidante contra os radicais livres, beneficiam a visão e fortalecem o sistema de defesa.  



Verdes  Exemplos: abacate, abobrinha, alface, quiabo, repolho, brócolis, kiwi. Nesses alimentos o pigmento responsável é a clorofila, considerada um importante energético celular. Desintoxica as células, inibe os radicais livres, protege o cabelo e a pele. Impede que o organismo absorva as substâncias químicas.  


Marrom - soja, aveia, arroz integral, trigo, lentilha, nozes. São ricos em fibras, regulam o funcionamento do intestino, Também têm efeito antioxidante, vasodilatador, e combatem a ansiedade e a depressão.  




Preto ou roxo Exemplos: ameixa, uva, jabuticaba, beterraba, repolho-roxo, alcachofra. Contêm antocianina, pigmento ligado à vitamina B1. Os alimentos dessa cor retardam o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas, antes que elas alterem o código genético. Auxiliam o sistema nervoso, pois favorecem a circulação e protegem o coração. Também contêm boa quantidade de ferro. 


Então não vamos brincar com as cores somente na hora de nos vestirmos, vamos colorir nossos pratos e cuidar da nossa beleza e do nosso corpo de dentro para fora!  



Por: Bruna Ferarri

Nenhum comentário:

Postar um comentário