sexta-feira, 24 de julho de 2015

A PAPISA - O encontro com o feminino.



A PAPISA OU A SUMA SACERDOTISA

O FEMININO.



  
 "O Mundo Mudará menos

           com a determinação dos homens

                  do que com a adivinhação da Mulher."

                                                         
                                                              Claude Bragdon
         
             


          Uma mulher, com vestes cerimoniais que ocultam suas formas, de semblante tranquilo velado por um véu ,com o Livro dos Mistérios, do qual é guardiã, a chave da intuição, sentada entre dois pilares que refletem a dualidade desse Arcano de número 2.

          Nesse momento, O Louco se depara com a essência do paradoxo, do oculto, da vida e da morte, lembrando que somente a luz, não confinada no corpo, é imortal.

Usando elementos de que
dispomos.
          Surpreso com a Papisa, que sabe tudo sobre ele e o que traz em sua bagagem, dizendo a ele que sabe como fazer uso dessas ferramentas se ele assim desejar.  Com todo respeito, O Louco dispõe todos os objetos aos seus pés e aceita servilmente seus ensinamentos, que são transmitidos através  de sussurros e de seus pergaminhos muito antigos.

          O Louco agora, detentor do conhecimento do seu passado e seu presente, sabe para onde quer ir, abre as cortinas  e passa entre os dois pilares em direção ao seu futuro. sabendo que o que acontece pelas costas da Sacerdotisa somente são guardados mas não mais controlados por ela.

Novamente  o Livro que contém A Palavra, ao fundo
as colunas delimitando a cena.
          A Papisa está quase enraizada no lugar, passivamente sentada, quase imóvel, como se sempre estivesse sentada ali e assim continuará por toda a eternidade, talvez esteja refletindo sobre o que acabou de ler e mantenha o livro aberto para que possamos ler  A Palavra e decifrar nosso destino.

        Não diferente dessa cena arquetípica, encontramos nas representações da Anunciação, A Virgem Maria, também sentada, com o Livro dos Profetas aberto, predestinando-a como portadora da "Divina Criança".




            Na base da estátua de Ísis, encontramos os seguintes dizeres: "Sou tudo o que era, que é e que sempre será. Mortal algum jamais pôde descobrir o que jaz debaixo do meu véu"




        

quinta-feira, 9 de julho de 2015

O MAGO - Primeira parada do Louco


O MAGO
A primeira parada do Louco.




O Mago Ilusionista

De outras coisas nunca farás o Um,

                   enquanto não te houver, 
                          
                                           primeiro,

                                                convertido no Um,

                                                                                Dom
                                                                                                             

                                                                                                     
            Esse é o primeiro  Arcano, de número 1, propriamente dito, já apresenta uma forma psicológica definida, uma intenção e um lugar. Já dispõe de artefatos mágicos para iludir seus espectadores. 

       Porém, em sua bagagem ele trás elementos químicos, o domínio dos quatro elementos, e em suas vestimentas, sinais como a "lemniscata", o sinal do infinito, ou a incessante interação do Yin e Yang, e em seus movimentos, quase hipnóticos, distraem os sentidos de quem por ele passa.
O Louco - agora Alquimista.

De personalidade trapaceira, descobre em suas próprias trapaças o poder de transformar e organizar essa energia para criação de novos objetos como a vara mágica, a taça, o pentáculo  e etc.

             Ao se deparar com ele, o Louco agora toma conhecimento do ilusionismo e da ilusão, da quietude e do movimento, da vida e do renascimento, da mudança e da metamorfose, enfim, da química e da Alquimia, o que o transforma num verdadeiro mago, exercendo funções tão diversas, que lhe confere um indescritível poder.




     Agora o Louco acredita que já detém todo conhecimento  necessário para continuar sua jornada. Até se deparar com A Sacerdotiza.





quarta-feira, 8 de julho de 2015

A VIAGEM DO LOUCO - Uma Jornada às nossas profundezas.


A VIAGEM DO LOUCO
Uma jornada às nossas profundezas.


O Louco - sem a percepção
do perigo.


                Existe diversas teorias sobre a origem do Louco no Tarot, da mesma maneira sobre o motivo do "Coringa", nos baralhos de cartas, que vai desde um culto egípcio esotérico até como um artifício mnemônico utilizado em necromancia e feitiçaria (Paul Huson).


Coringa - transita
livremente pelo jogo.
                   Atualmente, sabemos que O Louco de número 0 (zero), assim como O Coringa, transita livremente entre todos os Trunfos do Tarot, inconsciente e inconsequentemente, tal qual um recém-nascido, sem a percepção do perigo.





Peter Pan - trajes semelhantes -
o menino que não queria crescer.

                    Podemos também associar O Louco, a Peter Pan e a Terra do Nunca, e se dermos a ele as Boas Vindas, talvez ele nos ensine a voar e nos dê um passaporte para a Terra do Nunca, onde jamais seremos capaz de aprisionar nossa infância e a sinceridade tão apreciada na teoria e tão desprezada na prática, o que leva por vezes, esse Louco se apresentar como um embusteiro e amoral.



                   A profundidade desse Arcano de número Zero, faz dele uma importante peça móvel nessa jornada, se por um lado ele representa o nada, por outro cria o decimal, o que multiplica o valor de todos os demais Arcanos.


Bobo da Corte - A esperteza
disfarçada de ingenuidade.

                   Outro aspecto arquetípico desse Trunfo, é o Bobo da Corte, aquele que tinha a capacidade de distrair e ser caçoado pela corte e ao mesmo tempo, por essa condição, passava desapercebido, tendo acesso a todas as informações do reino, estando pronto a qualquer momento para aquele famoso "Primeiro de Abril" -  nos lembrando sempre que o humor é fundamental para todas as relações e um material necessário para qualquer viagem.

                    É essa ambiguidade do Louco que  trás a  superfície a compreensão do Ego.


 Citando Jung: O ego está para o eu como o movido está para o motor, ou como o objeto está para o sujeito. O eu, como o inconsciente, é um a priori existente, do qual evolve o ego. É, por assim dizer, uma préfiguração inconsciente do ego. Não sou eu quem me crio a mim mesmo, antes aconteço para mim mesmo. {C. G. Jung, Psychology and Religion: West and East, C. W. Vol.11 Parag 391}

                   Ao sermos tocado pelo Louco, temos um vislumbre da eternidade, um voltar para casa guardado na nossa infância, o para sempre, o princípio sem o fim!



                    


.


                

                     



                 






terça-feira, 7 de julho de 2015

JUNG - ARQUÉTIPOS E O TAROT


JUNG - ARQUÉTIPOS
E O TAROT.



          Segundo Jung," Nenhum arquétipo pode ser reduzido a uma simples fórmula. Trata-se de um recipiente que nunca podemos esvaziar, nem encher. Ele existe em si apenas potencialmente e quando toma forma em alguma matéria, já não é mais o que era antes. Persiste através dos milênios e sempre exige novas interpretações. Os arquétipos são os elementos inabaláveis do inconsciente, mas mudam constantemente de forma."

          A partir desse princípio, desperta em Jung um fascínio pelos oráculos, com maior intensidade sobre Astrologia, I Ching e o Tarot, sendo esse último, nosso estudo sobre os arquétipos e a busca sobre nosso inconsciente.

          Viajando pelas cartas do Tarot, iluminamos nossas profundezas e o mais elevado do Eu, criando uma ponte entre a Sabedoria Ancestral e nosso mais profundo Eu, que nessa combinação, nos dão as respostas para solução daquilo que ainda não conseguimos entender ou despertar.

Os sinais não estão sujeitos
a interpretações.
          Intrigado pelos nomes dos Trunfos dos Tarot (Arcanos Maiores), e simbologias "estranhas" Jung percebeu a natureza humana contidas nelas.

          Jung define a diferença entre sinal e símbolo contidos no Tarot:

Os símbolos estão sujeitos a interpretações
 com respostas no inconsciente.
" Um Sinal sempre aponta para uma idéia consciente. Um sinal é sempre menos do que a coisa que quer significar, e um Símbolo é sempre mais do que podemos entender a primeira vista, Por isso não nos detemos diante de um sinal, mas vamos até o objetivo para o qual aponta; no caso do Símbolo, porém, nós paramos porque ele promete sempre mais do que revela."



          Exemplificando, Sinal pode ser entendidos como placas de trânsito, já Símbolos transcendem verbalização, como esfinge, a cruz e etc.

          Dessa forma, nas Lâminas do Tarot, existem Sinais e Símbolos na mesma Imagem, é a forma do olhar que diferencia e toca nosso consciente, o Inconsciente Coletivo, ou uma história simbólica, assemelhando-se aos nossos sonhos, que conta uma história através de símbolos que mostram ao consciente o que o inconsciente quer revelar!


Imaculada Conceição.

A Papiza.
          Vale lembrar que os Símbolos retratados no Tarot são eternos, já ultrapassaram centenas de anos projetando o mundo interior no exterior, assim como a imagem da Imaculada Conceição, com o crescente lunar aos seus pés, vemos a mesma simbologia na lâmina da Papiza - Arcano número 2, dependendo de quem os vivencia.



          "O Tarot conta a história de alguém que está procurando escrever a história do que não sabe"
Alberto Cousté

domingo, 5 de julho de 2015

Evoluir com as dificuldades


ENXERGUE A SITUAÇÃO 
E
 APRENDA A APRENDER



Quando estamos em frente a alguma situação difícil, temos o hábito de responsabilizarmos outras pessoas pela adversidade enfrentada, mas o outro não é a razão dos nossos problemas, é preciso entender que um problema é uma oportunidade de aprendizado que nos é dada e vem sempre acompanhado de uma solução, e de nada adianta mudar de emprego, de casa, de amigos, se não formos capazes de passar por aquilo e entender o real motivo pelo qual nos foi dada tal situação, pois essas situações vão se repetindo, até que consigamos evoluir e aprender.

É preciso entender que a solução sempre existe! E normalmente sabemos qual é, o difícil é adquirir a coragem de por em pratica, por isso é mais fácil colocar a culpa em alguém pelas nossas dificuldades.

As pessoas que temos nesses momentos difíceis como nossos “inimigos” são os melhores mestres que a vida nos oferece para nos ajudar a aprender as lições que nos farão crescer. Elas nos mantêm acordados para podermos evoluir. E depois quando conseguimos resolver uma dificuldade, ficamos até agradecidos por ela ter nos ensinado uma lição.

Se você se ofendeu com alguém, pense na lição que você tem a aprender com esse alguém e evolua com isso.

Se você tem muitos problemas, pense na lição que você tem a aprender com esses problemas e sua vida será muito melhor.

Aliás, teremos sempre problemas pela simples razão de estarmos vivos. Pela simples razão de termos muito ainda a aprender.

Nunca perca a oportunidade de aprender com uma dificuldade. Use isso a seu favor e perca a visão turva que tem te impedido de enxergar o caminho certo e veja tudo por uma nova perspectiva.



Viver é enfrentar desafios, pois a função da vida é o aprendizado. E seu problema é apenas uma matéria na qual você foi reprovado. Entenda, aprenda e evolua!




Por: Bruna Ferrari


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jung e os Sonhos - saindo da Matriz!




JUNG E OS SONHOS
Saindo da Matriz.





            Carl Gustav Jung, através de sonhos que ocorreu o encontro e desencontro entre Jung e Freud. A TEORIA E A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS encontrou ressonância nas pesquisas de Jung.    Foi também através de um sonho seu em 1909 voltando da viagem que fizera com Freud aos EUA para a comemoração dos vinte anos da Universidade Clark que Jung teve o sonho da casa de três pavimentos. Quando Jung apresentou o sonho a Freud e este o interpretou de maneira redutiva , o deixou bastante insatisfeito. 

           As teorias de Jung sobre os sonhos são idéias contemporâneas e aplicadas na psicologia . 

           Para Jung os sonhos são natureza, que não contém a menor intenção enganosa e diz o que tem a dizer da melhor maneira possível - como uma planta que cresce ou um animal que busca alimento. (Humbert apud JUNG, 1985, pág. 26) 



Confronto com o Inconsciente desenvolve
a Imaginação Ativa.
          A ideia básica por trás da teoria de Jung é que os sonhos revelam muito mais do que ocultam. 
          De acordo com Jung, o psicoterapeuta é um tipo de xamã moderno ou um clero que nos ajuda a criar uma mitologia pessoal que funcione, jogando fora todos os padrões não adaptados e estabelecendo outros mais saudáveis no lugar deles. 
          Os sonhos e o trabalho com as imagens, entre elas o Tarot e a Astrologia, compõe parte obra de Carl Jung fazendo dele, mais que um psiquiatra e psicoterapeuta, mas um homem que vivia muito além do seu tempo!







“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro acorda.” 

“A função geral dos sonhos é tentar restabelecer a nossa balança psicológica, produzindo um material onírico que reconstitui, de maneira sutil, o equilíbrio psíquico total. É ao que chamo função complementar (ou compensatória) dos sonhos na nossa constituição psíquica.” 


Sua visão se tornará clara quando voce puder
 olhar para o seu próprio coração.
“Sonhos são realizações de desejos ocultos e são ferramenta que busca equilibrio pela compensação. É o meio de comunicação do inconsciente com o consciente.” 

“Precisamos fazer dos sonhos um baluarte indestrutível contra a negra maré de lama do ocultismo.” 

“Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio dos sonhos.” 

“Os sonhos são as manifestações não falsificadas da atividade criativa inconsciente.” 

“Há quem diga que são os sonhos dos homens que sustentam o mundo na sua órbita.” 







Referência Bibliográfica:
Jung, C. G. (1961). Memória, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira [22ª Ed. 2003]. 

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Para tudo há um tempo certo




SABER ESPERAR E OBSERVAR É O SEGREDO!


"De uma coisa podemos ter certeza: de nada adianta querer apressar as coisas. Tudo vem ao seu tempo, dentro do prazo que lhe foi previsto. Mas a natureza humana não é muito paciente. Temos pressa em tudo! Aí acontecem os atropelos do destino, aquela situação que você mesmo provoca, por pura ansiedade de não aguardar o tempo certo. Mas alguém poderia dizer: Mas qual é esse tempo certo?
Bom, basta observar os sinais. Geralmente, quando alguma coisa está para acontecer ou chegar até sua vida, pequenas manifestações do cotidiano enviarão sinais que podem ser a palavra de um amigo, um texto lido, uma observação qualquer. Mas, com certeza, o sincronismo se encarregará de colocar você no lugar certo, na hora certa, no momento certo, diante da situação ou da pessoa certa! Basta você acreditar que nada acontece por acaso!
E talvez seja por isso que você esteja agora lendo estas linhas... Observe melhor o que está à sua volta. Com certeza alguns desses sinais já estão por perto e você nem os notou ainda. Lembre-se que o universo sempre conspira a seu favor quando você possui um objetivo claro e uma disponibilidade de crescimento."
Paulo Coelho


Por mais que consigamos alcançar nossos objetivos, sempre temos a sensação de insatisfação, pois
não compreendemos que cada acontecimento em nossa vida tem o seu motivo, pois tudo acontece em seu devido tempo e não quando queremos, quando as coisas não vão acontecendo da maneira como esperamos acabamos nos desanimando e desistindo de muita coisa, sem enxergar e agradecer pelos sinais em forma de pequenos acontecimentos, por mais inesperados que sejam, que nos são enviados para nos guiar ao caminho correto.




Se uma determinada coisa ou acontecimento que desejamos muito não acontece, ao invés de nos sentirmos frustrados, temos que agradecer e saber esperar, pois quando interferimos e fazemos com que as coisas aconteçam “ a força” as consequências desse ato podem ser muito piores do que pensamos, devemos enxergar essa espera como uma preparação pois se não aconteceu ainda é porque ainda não estamos prontos para receber aquilo e se realmente não acontecer é porque não traria nenhum bem para nossa vida.


Vamos começar então a enxergar cada dia e cada conquista mesmo que pequena como uma vitória, mesmo que não saia tudo como imaginamos sejamos  gratos por isso! Mudando nossos valores e aprendendo a ouvir os sinais que universo nos dá. A fonte do nosso sofrimento, assim como a de nossa vitória está dentro de nós!


Apenas vamos percorrer nosso caminho sem querer enxergar ou antecipar o futuro, a espera é essencial para que a vida possa nos colocar nas situações certas e com as pessoas certas.


Para tudo há uma ocasião certa;
há um tempo certo para cada
propósito debaixo do céu
Eclesiastes 3






Por: Bruna Ferrari




quarta-feira, 24 de junho de 2015

LEITURA DE TOROT GRÁTIS - AGRADECIMENTO A GRAÇA RECEBIDA


AGRADECIMENTO PELA
GRAÇA RECEBIDA.









           Em agradecimento pela Luz recebida em Abadiânia, pelas mãos de João de Deus, essa semana vamos atender, com Tarot, gratuitamente duas pessoas por dia.

              "Então ele tem como um de seus papéis abrir a porta para esse nosso inconsciente e nos fornecer respostas que nos auxiliam a refletir sobre nossas vidas, para nos dar mais confiança em tomar decisões." Palavras da nossa querida colaboradora e taróloga Bruna Ferrari.








               
           
         

terça-feira, 23 de junho de 2015

VIAGEM A ABADIÂNIA - Agosto/2015




A CURA ATRAVÉS DO MÉDIUM
JOÃO DE DEUS.



Casa de Don Inácio, mais que uma casa,
uma volta ao Lar.
          Estar em Abadiânia, frequentar a Casa de Dom Inácio de Loyola, encontrar João de Deus com toda falange espiritual que o acompanha, é algo difícil de por em palavras.

              O que posso dizer, por ter estado lá, ter vivenciado uma melhora significativa que trouxe minha vida com minhas atividades de volta, é que nesse lugar sagrado, nossas emoções e sentimentos se tornam limpos, e acredito que a partir daí, estamos prontos para nossa cura e podemos resgatar nosso caminho livremente.





Erika Thiele e João de Deus.
Terapeuta e Guia Autorizada.


          Estendo meu convite para estar em Abadiânia, nos dias 4,5,6,7 e 8 de Agosto, com Guia Autorizada Erika Thiele Cecílio, com acomodações em uma das 3 melhores pousadas de Abadiânia, com café da manhã, almoço e jantar, acompanhamento  até a Casa de Dom Inácio, todas as orientações sobre o funcionamento da Casa e traslado de ida e volta de Van do aeroporto de Goiânia ou Brasília até Abadiânia.




A leveza da Alma
em nossas mãos.



          Sugiro aos interessados, verificar a idoneidade e autenticidade de autorização de nossa Guia (São Paulo), nos sites relacionados a esse assunto ou no site http://www.institutonovoser.com.br/cama-de-cristal-em-sousas-campinas.








Caso queiram contato individual, segue abaixo nossos contatos.

Erika Thiele Cecilio
Campinas – SP
(19) 3258.8947 ou (19) 993419266 (claro)
E-mail: erikathiele@gmail.com
Pagina Facebook: facebook.com/viagemabadiania
Pagina Facebook: facebook.com/decorpoealma.
ou mensagem nos comentários e um e-mail para contato.

domingo, 21 de junho de 2015

LEITURA DE TAROT GRÁTIS! AGRADECIMENTO PELA GRAÇA RECEBIDA.


A Temperança, um Anjo Protetor
e doador.

AGRADECIMENTO PELA
GRAÇA RECEBIDA.








           Em agradecimento pela Luz recebida em Abadiânia, pelas mãos de João de Deus, essa semana vamos atender, com Tarot, gratuitamente duas pessoas por dia.

              "Então ele tem como um de seus papéis abrir a porta para esse nosso inconsciente e nos fornecer respostas que nos auxiliam a refletir sobre nossas vidas, para nos dar mais confiança em tomar decisões." Palavras da nossa querida colaboradora e taróloga Bruna Ferrari.








               
           
          Deixe seu nome e data de nascimento nos comentários, e caso queira sua resposta restrita, deixe um e-mail para resposta.